Alistamento: prazo termina no dia 30 de junho

Em 20 estados é possível se alistar pela Internet

Foto interna: Claudio Vieira/PMSJC Foto capa: PMMS

Dia 30 de junho é o último dia para o alistamento militar obrigatório. Os jovens brasileiros, do sexo masculino, que completam 18 anos em 2017, devem se apresentar a uma junta militar mais próxima de sua residência, para cumprirem o dever cívico com o serviço militar obrigatório.

De acordo com o coordenador do Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel André Buarque Ribeiro dos Anjos, cerca de 300 mil jovens em todo o País ainda não se apresentaram nas juntas. "Estar em dia com o serviço militar evita algumas restrições como obter passaporte, exercer cargo público e até mesmo receber qualquer prêmio do governo federal", comenta o coronel Buarque.

Para o alistamento é necessário que o jovem apresente certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil.

O alistamento também pode ser feito online em 20 localidades: Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal. Segundo o  coronel André Buarque, a meta é que, até 2018, todos os estados do Brasil possam contar com o serviço por internet.

Anualmente, cerca de 1,8 milhão de cidadãos fazem o alistamento militar e 100 mil são incorporados às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica).

Fonte: Ministério da Defesa

Complementos

Vedada idade máxima em concurso para militar temporário

> Visualizar

Comentários

Nenhum comentário até o momento