Contratações centralizadas no Brasil?

Vantagens de uma central única de compras

Por Aline de Oliveira / Sollicita

No Chile, nosso país vizinho, os órgãos são obrigados a utilizar em todas as suas contratações um Sistema de Informação criado pela Lei 19.886/03 (veja mais aqui), no qual ficam registradas todas as compras e contratações realizadas pelas instituições públicas regidas pela norma. Segundo dados do Portal, trata-se de uma plataforma eletrônica na qual os Órgãos Públicos realizam suas compras e aquisições de produtos/serviços de forma eficiente e transparente. Lá também existe uma Direção de Compras e Contratações Públicas, que tem por responsabilidade assessorar os órgãos públicos; supervisionar o funcionamento adequado do Sistema de Informação; licitar os convênios macro; e promover a competitividade nas contratações da Administração.

Nos Estados Unidos (EUA) existe uma Central de Serviços Compartilhados, (saiba mais aqui e aqui), que reune as demandas de compras de todos os órgãos federais, realiza a pesquisa de mercado, cadastra os fornecedores em seu marketplace e possibilita então que qualquer órgão federal contrate diretamente.

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